Eletrocoagulação de Lesões

eletro

A Eletrocoagulação tem como objetivo a destruição de pequenas lesões cutâneas por meio de um aparelho de eletrocoagulação. Esse aparelho produz faíscas elétricas, capazes de destruir o tecido danificado ao desidratar, romper e carbonizar as células.

Quando fazer a Eletrocoagulação?

Especialistas indicam que o procedimento de Eletrocoagulação deve ser feito, principalmente, em casos de

  • ceratoses seborreicas;
  • acrocórdons
  • dermatose papulosa nigra
  • siringomas; e
  • verrugas virais.

Além desses, outros casos também podem requerer esse tipo de tratamento. Para que você tenha certeza de qual é o seu caso, é fundamental consultar seu dermatologista.

Como é feito o procedimento de Eletrocoagulação

A Eletrocoagulação consiste na destruição do tecido danificado. Após o tecido ter sido eletrocoagulado, é feita sua remoção por meio da curetagem (conhecida também como raspagem).

É realizada, ainda, mais uma eletrocoagulação, para que seja estancado o sangramento após a raspagem.

Para que seja realizado o procedimento é necessária a aplicação de anestesia injetável.

Combinação com outras técnicas

Pode-se combinar a Eletrocoagulação com outros procedimentos, visando um menor número de sessões. Entre as possibilidades, destacamos a excisão tangencial, procedimento que visa retirar uma lesão cutânea, por meio de um corte.

Para ser realizado, é feita uma incisão paralela à superfície da pele e pode ser utilizado um bisturi ou mesmo uma tesoura de ponta fina.

Outros procedimento que podem ser combinados são a remoção de

  • fibromas moles;
  • melanocíticos intra-dérmicos; e
  • verrugas filiformes.

Como saber se eu preciso realizar a Eletrocoagulação?

Para saber se o seu caso necessita de Eletrocoagulação, o mais indicado é a consulta a um dermatologista, que poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para você.

Além disso, ele também irá indicar a quantidade de sessões e o espaçamento entre elas. Vale ressaltar que a Eletrocoagulação é um tratamento simples, e que já vem sendo utilizado e se mostrando bastante eficaz.

Quer saber mais alguma informação?