Lipoaspiração

derma

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica para a remoção de gordura subcutânea. Ela pode ser feita nas coxas, barriga, costas, braços ou flancos.O objetivo desta cirurgia é melhorar o contorno corporal e modelá-lo. Para realizar a cirurgia, a pessoa deve estar saudável e não pode estar com sobrepeso.

É importante lembrar que a lipoaspiração não é um tratamento para obesidade e celulite e não substitui a necessidade de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Indicações

A lipoaspiração é indicada para pessoas que possuem gordura localizada. Geralmente, este tipo de gordura dificilmente é afetado por atividades físicas e dietas. O paciente precisa estar saudável, com bom tônus muscular e pele firme, não ser fumante, não ter doenças com risco de vida ou condições que possam interferir na cicatrização.

É preciso que o indivíduo que se submeterá a cirurgia plástica tenha uma expectativa realista do resultado da cirurgia e que esteja determinado a seguir as recomendações médicas e todos os cuidados necessários.

Procedimento

Antes de todo procedimento e até mesmo de agendar a cirurgia, o médico solicitará alguns exames para verificar se o indivíduo está apto a fazer a lipoaspiração .

A anestesia pode ser  peridural com sedação intravenosa ou anestesia geral.

São feitas pequenas incisões próximas às áreas a serem aspiradas . Por meio das incisões é injetada uma solução líquida com adrenalina para reduzir o sangramento e minimizar o trauma.  Então, utilizando-se de cânulas, a gordura em excesso é removida.

O resultado definitivo poderá ser visto quando o edema passar , cerca de 3 a 6 meses após o procedimento.

Recuperação

O paciente deve usar malhas de compressão( cinta) e placas maleáveis para reduzir o inchaço e favorecer a acomodação da pele durante a recuperação da lipoaspiração. O uso de drenos é feito pelas incisões para remover o excesso de sangue e outros fluídos.

Após o procedimento, o médico orientará como cuidar do local da cirurgia, quais medicamentos deverão ser tomados e quando será o retorno para avaliar os resultados e recuperação. É importante cuidar das áreas onde foram feitas as incisões. Não fazer força ou movimentos bruscos durante a recuperação é fundamental para o sucesso do procedimento e para evitar complicações.

Quer saber mais alguma informação?