Mapeamento de Nevos

mape

Os nevos melanocíticos nada mais são do que as pintas ou sinais presentes em nosso corpo. Através deles é possível diagnosticar e identificar o grau de doenças como o câncer de pele mais agressivo, também conhecido como melanoma.

Ou seja, realizar o mapeamento destes nevos permite agir precocemente e tratar a doença com maior eficácia. Isso porque muitas das vezes apenas o exame clínico não permite identificar se a lesão é maligna ou benigna.

Como é feito o mapeamento?

O mapeamento consiste na análise e arquivamento de fotos dos nevos. Assim é possível fazer a comparação de cada um dos nevos e a avaliação precisa de sua gravidade e evolução, garantindo o tratamento mais adequado e evitando a remoção desnecessária de nevos benignos.

A técnica é feita de uma forma não invasiva. O dermatologista utiliza um equipamento específico que ilumina a pele e aumenta em até 100 vezes o tamanho original da lesão. Dessa forma, ele consegue fazer uma análise minuciosa das lesões suspeitas e definir se é necessária sua remoção ou apenas o acompanhamento clínico.

No exame, os nevos são observados de acordo com sua cor – lesões pigmentadas da pele incluem marrom, preto, cinza, vermelho, amarelo, azul e branco – e estrutura, incluindo características como:

  • sua simetria ou assimetria;
  • homogenia ou heterogenia;
  • distribuição de seus pigmentos;
  • níveis de queratina na superfície da pele;
  • morfologia e padrão vascular;
  • presença de ulcerações;
  • entre outras.

Geralmente o exame é indicado para pacientes: que apresentam muitas pintas pelo corpo, que já tiveram incidência prévia de melanoma, com histórico da doença na família ou então com nevos atípicos.

A detecção da doença em suas fases iniciais permite um tratamento mais eficaz e aumenta as chances de cura, por isso, é tão importante fazê-lo.

Não há contra indicações para o mapeamento, porém é essencial consultar um dermatologista antes, pois ele poderá identificar e avaliar com precisão a necessidade em cada caso.

Quer saber mais alguma informação?