Ninfoplastia

derma

Conhecida também como Labioplastia, a Ninfoplastia é uma cirurgia íntima que tem como intuito corrigir imperfeições ou incômodos relacionados aos pequenos lábios vaginais. Localizados na parte interna da genitália feminina, os pequenos lábios ficam envoltos pelos grandes lábios — que é a estrutura maior em volta da vagina — e envolvem todo o orifício vaginal. Fatores genéticos, alterações hormonais — principalmente após gestação e puberdade — e até mesmo o uso de determinados medicamentos podem levar a uma hipertrofia dos pequenos lábios , levando a uma desproporção entre o tamanho desses com relação ao grandes lábios vaginais.

Essa condição pode causar o desconforto na hora das relações sexuais, infecções — devido o acúmulo de secreções — e até mesmo o incômodo e insegurança devido à aparência estética. Dentro das alterações estéticas podemos mencionar também o acúmulo de gordura no púbis, que pode ser melhorado por uma lipoaspiração, e a perda de gordura dos grandes lábios, que ficam murchos e flácidos, que pode ser resolvida pela injeção de gordura ou ácido hialurônico.

O uso do ácido hialurônico para preenchimento dos grandes lábios vaginais que tendem a ficar murchos com o passar do tempo , é feito em consultório e dá resultados bem satisfatórios, sendo cada vez mais procurado pelas pacientes

A Ninfoplastia dura, em média, de 40 minutos a uma hora. O procedimento é feito com anestesia local e sedação venosa.  Nele, o médico irá cortar partes dos lábios e reconstruirá . A sutura geralmente é feita com fios absorvíveis que se dissolvem ao longo do tempo, não sendo necessária a retirada dos pontos. As cicatrizes geralmente ficam imperceptíveis. Normalmente  não há prejuízo na sensibilidade local.

Antes de fazer o procedimento cirúrgico é preciso passar por uma avaliação com um profissional médico capacitado e de confiança. É bem comum que algumas mulheres considerem seus pequenos lábios maiores do que o habitual, mas não necessariamente apresentam uma hipertrofia e não se faz necessário o procedimento cirúrgico.

Assim como os demais procedimentos estéticos, a Ninfoplastia deve ser feita por médico especializado em cirurgia plástica e que te oriente durante o pré e pós-operatório.

Quer saber mais alguma informação?