Toxina Botulínica

derma

Aparência cansada e irritada, mesmo sem querer. O envelhecimento natural da pele faz com que rugas e marcas de expressão se mostrem cada vez mais evidentes. E se olhar no espelho e ter esse reflexo não é nada agradável, nós sabemos disso.

Uma solução rápida e prática para amenizar esses problemas é a injeção de toxina botulínica. Essa toxina é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e age no organismo paralisando os músculos que provocam as linhas de expressão.

O procedimento ficou muito conhecido por oferecer ótimos resultados anti-idade, reduzindo as linhas de expressão em regiões como: testa, pés de galinha e pescoço.  Entretanto, é indicada tanto para fins estéticos quanto para o tratamento de doenças neurológicas.

E também pode ser usada para tratar casos de hiperidrose (suor excessivo), em região das axilas, pés e mãos e pés. A alternativa é segura e altamente eficiente: ao promover o bloqueio do estímulo de suor nas glândulas sudoríparas, a toxina reduz a transpiração por um período de 4 a 10 meses.

Tipos de toxina botulínica liberadas pela Anvisa:

  • Botox
  • Dysport
  • Xeomin
  • Prosygne
  • Botulift

Como a toxina age no corpo

A toxina botulínica é inserida em pequenas quantidades nos músculos da região a ser tratada, por meio de injeção não cirúrgica.

Ela age bloqueando, temporariamente, os sinais nervosos dos músculos e enfraquecendo-os de tal forma que ele não consiga mais se contrair. A aplicação é bem rápida (leva aproximadamente 15 minutos) e os resultados aparecem em poucos dias após o procedimento ser realizado.

Os efeitos não são definitivos e quando começam a desaparecer, os músculos voltam a reagir e se contrair novamente.

Não há necessidade repouso ou tempo de recuperação e o paciente pode retornar às suas atividades imediatamente. Mas é importante tomar cuidado e não esfregar ou massagear as regiões onde foram aplicadas a toxina, para evitar a fraqueza temporária ou ptose.

A toxina botulínica pode ser realizada como tratamento único ou combinada com outros procedimentos estéticos.

Quer saber mais alguma informação?